Avenida Brasil, 450 – Mezanino – Centro – Pato Branco – PR
Seg À sexta feira 07:30 às 18:00
Sábados 08:00 ao 12:00
Mestre em Ortopedia e Traumatologia
Ortopedia e Traumatologia e Cirurgia do Joelho
O joelho é uma das mais importante e também a maior articulação do corpo humano. É ela que permite a movimentação da perna em relação à coxa, suportando o peso do corpo e possibilitando desde atividades cotidianas, como andar, correr, sentar e ficar de pé, como atividades mais complexas durante saltos, giros.
Ela é formada por três ossos – o fêmur, a tíbia e a patela – e por duas articulações – a patelofemoral e a tibiofemoral (medial e lateral). Esses ossos são unidos por algumas estruturas, como:
A Cápsula Articular – Membrana fibrosa e resistente que engloba a articulação;
Os meniscos – Fibrocartilagem que atua como um absorvente de choque dentro da articulação, além da função de estabilizador. Cada joelho tem 2 meniscos (medial e lateral).
Vários ligamentos internos e externos, reforçam a estrutura do joelho e mantém os ossos no alinhamento adequado e estabilizado, como os ligamento colateral medial e lateral, além dos ligamentos cruzados anterior e posterior. O ligamento cruzado anterior é o mais frequente lesionado, junto com os meniscos, nas atividades esportivas.
As lesões/patologias que mais costumam afetar o joelho são: as lesões/rupturas meniscais, lesões de cartilagem (condrais), lesões ligamentares, sinovites, entre outras.
A Ortopedia e Traumatologia especializada na cirurgia do joelho é responsável pela avaliação e tratamento das patologias da articulação desta região, focando no diagnóstico e tratamento preciso, sendo as principais patologias:
Como a Condromalácia (quando a cartilagem que envolve o joelho amolece) podendo ser degenerativa ou traumática; Lesões/ruptura do menisco;
Como o entorse, gerando estiramento ou o rompimento dos ligamentos cruzado anterior (LCA), cruzado posterior (LCP) e/ou os ligamentos colaterais (medial e lateral);
Como a dor anterior, as luxações fêmoro-patelares e as condropatias;
Como a Tendinite (inflamação de um tendão), o rompimento dos tendões, a Doença de Osgood-Schlatter e a Síndrome da banda iliotibial;
que envolvem tanto a traumatologia do esporte, quanto às lesões por sobrecarga na articulação, englobando lesões musculares.
Como fraturas na região do joelho e outras lesões provocadas por quedas e acidentes
Com mais de 23 anos de experiência em Ortopedia e Traumatologia, o Instituto Mussi já melhorou a qualidade de vida de milhares de pacientes.
Copyright © Instituto Mussi 2024 – Todos os direitos reservados.